sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

E a educação ficou onde?

Quando as crianças nascem -e ao modo que vão crescendo- tudo o que fazem para os adultos se torna motivos de mimos e risadas. Primeiro porque a criança começa a falar e a pedir o que quer e logo depois ela começa a dar tapinha no rosto da mamãe e depois do papai, titia, madrinha, padrinho, irmão, papagaio, periquito e por ai vai.
E é obvio que deve haver um freio nesse meio tempo, afinal é quando elas começam a dar o primeiro indicio de entendimento e de que já devem começar a serem educadas. Sempre haverá aquela gracinha que todo mundo ira curtir, só que ao longo da vida desse bebe se tudo o que ele fizer todos acharem graça e não o freirarem ele irá se tornar um adolescente problemático. Um que só vai querer chamar a atenção e/ou um adulto frustrado que não sabe fazer por merecer.
E não eu não culpo os pais, afinal esses seres incríveis -muitas vezes- só querem cuidar do seu filho(a) e lhe dão sim a melhor educação só o que coitado é um cabeça fraca e se deixa influenciar por 'modinhas'.
Mas ainda não é sobre isso que eu quero falar. Quero falar sobre como as pessoas se perdem ao crescerem. Quando são crianças querem cumprimentar todos e quando crescem e se julgam se tornarem alguém "importante" esquecem até os bons modos.
Não é tão difícil dar um 'bom dia', 'boa tarde', eu não consigo entender. O pior de tudo é quando você cumprimenta e a pessoa simplesmente lhe ignora eu não sabia que os dentes caiam ao ser educado(a), ou eu  que sou de uma extrema simpatia fora do normal. 
Quando você entra no elevador custa dar um 'oi'(?)  E ao passar por alguém na rua e esse alguém vir em sua direção lhe observando custa expressar um sorriso ou balbuciar algumas palavras? Todo mundo ao tempo todo fala sobre a educação que falta que isso, que aquilo, mas educação vem de berço. E se você tem caráter e a cultiva ela permanecerá com você a sua vida inteira.


"Ainda vejo o mundo com os olhos de uma criança" -
 Num dia destes eu estava saindo do HNSC e a porta é eletronica, ou seja, só abre com um controle acionando-a, mas esta não é a questão, a questão que um pouco mais a frente de mim tinha um menino de mais ou menos 5 anos com sua família e todos passaram pela porta e ao me observar o garotinho voltou e segurou a porta, eu agradeci e passei, e ele calmamente fechou a porta para depois seguir com os seus familiares. Enfim, me apaixonei. O mundo precisa de mais crianças como esta.

4 comentários:

  1. Ahhhh q munito *-* as crianças são as que mais gosto de atender no bar. Ontem mesmo um menino veio com o dinheiro em uma latinha para comprar nem lembro mais o que, eu disse quanto deu e ele começou a tentar contar o dinheiro, eu perguntei: Quer ajuda? E ele: É difícil. Eu sorri e contei para ele. Sei lá achei fofo a maneira tímida e constrangida que ele assumiu não saber contar o dinheiro. =) Permita Deus o homem crescer, sem perder a pureza e o coração de criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, as crianças são o que há de mais belo - quando bem educadas- porque elas são o que realmente demonstram ser.

      Excluir
  2. Né não? Esses dias ainda brinquei com a minha mãe pois ela me chamou de mal-educada, dai eu disse pra ela (brincando):-'Não seria ironia a minha mãe me chamando de mal-educada sendo que foi ela quem me educou?'. Daí ela me responde: -' É mas eu nunca te eduquei dessa forma'. E começamos a rir. Porque é assim, os pais educam e a gente que acaba esquecendo isso tudo. Temos que guardar sempre os princípios e valores que eles nos ensinam. Porque educação é o que mais anda faltando ultimamente. :)

    ResponderExcluir